PILATES PARA ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO
- Fernando Kerchner
- 22 de jan. de 2015
- 2 min de leitura
A Fisioterapia ganha cada vez mais espaço na área esportiva, e o que se pensava sobre o profissional da Fisioterapia mudou de forma positiva.
Como profissional eu acredito muito na prevenção.
O Fisioterapeuta hoje esta usando inúmeras técnicas de seu conhecimento na preparação nas pré temporadas, prevenção e manutenção do atleta e não só na reabilitação como se pensava anteriormente, e muitas vezes, era só esse o espaço que o profissional tinha dentro de um clube, para reabilitar.
Isso vem mudando, o fisioterapeuta esta atuando muito na fase da prevenção e atletas vem se mantendo um maior tempo em atividade sem lesões.
O fisioterapeuta iniciante, para desenvolver um bom trabalho, tem que no mínimo ter o conhecimento de uma técnica articular, uma técnica neural e uma técnica muscular.
Dentre as técnicas musculares, uma que vem ganhando destaque e chamando a atenção é o pilates.
Alguns atletas fazem o pilates nos aparelhos e outros junto com suas comissões técnicas, optam por usá-lo no próprio local de treinos, nas pré temporadas com o auxilio de bolas suíças e ativação do Power house.
O pilates é usado devido a melhora na performance entre o equilíbrio e o esforço.
O pilates começou a ser usado no atleta como prevenção e reabilitação, porém suas características benéficas atraem atletas e seus treinadores, pois eles trabalham partes do corpo que dificilmente seriam trabalhados em outras atividades e certamente melhoram seu desempenho em sua modalidade esportiva.
Os princípios do pilates se enquadram em qualquer modalidade, não existe um esporte onde o atleta não precise ter concentração e controle, centro de força e respiração correta, precisão e movimentos fluidos, dominar bem esses princípios é um diferencial para o atleta em relação a seus concorrentes.
A consciência corporal promove flexibilidade e melhora na forma, um movimento mais fácil e livre, aumentando a rapidez na execução de tarefas, aquisição de habilidades mais precisas sem risco de lesão, força e resistência física aumentam, alivio das dores na região posterior na coluna, ganho de coordenação, postura, equilíbrio e alinhamento corporal.
No esporte de alto rendimento vale muito “executar sua tarefa, com menor gasto energético, mantendo a qualidade na execução dessa tarefa por um tempo prolongado” Isso faz toda a diferença e o pilates proporciona isso.
Os princípios e benefícios relatados acima podem ser a diferença entre uma linda defesa e um gol no ângulo, um golaço do atacante ou uma antecipação precisa do defensor, abaixar o tempo em uma prova de velocidade, chegando no final da mesma, mais inteiro que os demais concorrentes, melhorar a reabilitação pós treino e lutas e ter uma maior mobilidade, flexibilidade e resistência em posições e situações de desvantagem no combate, como na luta de solo onde o desgaste energético e a concentração são muito grande.
Atletas de inúmeras modalidades esportivas vem usando o pilates, atletismo, ciclismo, futebol e até mesmo os lutadores de MMA (Mixed Martial Arts, ou em português, artes marciais mistas).
Reforçando que mesmo os atletas de alto rendimento precisam de um profissional habilitado e capacitado para orientar e direcionar suas sessões de pilates.
Dr. Quintiliano Luiz Bernardes.
Pós Graduado em Fisioterapia Esportiva.
Comments